Aumente seu foco com a técnica Pomodoro!

Foco

 

A modernidade trouxe diversas ferramentas e dispositivos que nos conectam um ao outro e a uma infinidade de informações através da internet. Isto é fantástico, claro, mas também é uma grande armadilha a nossa querida produtividade. Diversos aplicativos de celular, sites de notícias e nosso email constantemente nos seduzem a parar o que estamos fazendo para dar aquela aquela “checada rápida” nas mídias (principalmente quando não estamos nada afim de fazer aquilo). Não raro esta pequena distração se transforma em uma bola de neve. Quando nos damos conta de que paramos o trabalho/ estudo, já se passaram alguns minutos. Apesar de comentar sobre os dispositivos eletrônicos, existem diversas outras situações que podem tirar a atenção dos nossos afazeres, dependendo do local onde estamos produzindo e pessoas que nos rodeiam. Onde quero chegar? Precisamos desenvolver nosso FOCO, e é justamente nisso que entra a TÉCNICA POMODORO!

 

A HISTÓRIA DA TÉCNICA

Na década de 80, um jovem estudante chamado Francesco Cirillo estava com dificuldades em se concentrar nos seus estudos da faculdade. Eis que um dia, em sua cozinha, este repara em um cronômetro em forma de tomate, ou pomodoro, em italiano. A partir disso lhe veio uma ideia na cabeça. Seguem suas próprios palavras:Pomodoro

“Então eu fiz uma aposta comigo mesmo, uma aposta tão útil quanto humilhante: ‘Você consegue estudar – estudar mesmo – por 10 minutos?’ Eu precisava de uma validação objetiva, um tutor de tempo, e encontrei um no timer de cozinha com o formato de um tomate.” – Francesco Cirillo

A partir disso a técnica passou por diversas adaptações, como veremos adiante.

 

COMO FUNCIONA A TÉCNICA POMODORO

Irei primeiramente mostrar como usar o método, para então fazer mais alguns importantes comentários e dicas sobre. Então vamos lá, Produtivo Zen!

Do que precisará: Uma caneta, duas folhas de papel em branco e um cronômetro.

Agora é só seguir os passos:

1º Passo

Anote todas as tarefas e afazeres que precisa realizar no dia em uma das duas folhas.

2º Passo

Ajuste o seu timer para 25 minutos.

3º Passo

Elimine potenciais distrações! Se possível, deixe o celular no modo avião ou no silencioso. Feche a aba do email ou de qualquer outro site que não será usado na tarefa, se estiver em frente ao notebook. Além disso, sempre procure trabalhar ou estudar em locais silenciosos e pouco movimentados.

4º Passo

Inicie a contagem e comece a trabalhar durante estes 25 minutos, evitando ao máximo cair na tentação das distrações. Lembrou que precisa levar o carro na revisão? Que esqueceu de parabenizar um amigo pelo aniversário? Ou precisa caminhar com o cachorro? Não faça NADA disso!! Ao menos não agora… É para isso que servirá a outra folha de papel: anotar todas as ideias, compromissos e tarefas pendentes que surgirem na sua mente. Mesmo que forem coisas rápidas, anote e continue o seu trabalho, pois poderá tirar um tempo pra isso em  seu intervalo de descanso ou em outro pomodoro.

5º Passo

O cronômetro apitou, e agora?! Primeiro, COMEMORE, pois você acabou de realizar 25 minutos de trabalho de qualidade, meu/minha querido/a Produtivo Zen! Caso tenha terminado alguma atividade da lista, risque-a da lista e sinta-se orgulhoso. Se não, anote seu progresso em forma de percentagem. Além disso, agora chegou o seu merecido intervalo de descanso de 5 minutos, onde poderá ir ao banheiro, mexer no celular, ler notícias, e o que bem quiser. O importante é que dê uma pausa à sua cabeça para que possa voltar renovado ao trabalho/estudo.

6º Passo

Volte ao 4º passo, seguindo o ciclo de trabalho/estudo. Importante: ao completar quatro seções de trabalho Pomodoro, faça um intervalo maior, de 15 a 30 minutos.

Em resumo: Períodos de 25 minutos de trabalho completamente focados alternados com 5 minutos de descanso.

 

DICAS E COMENTÁRIOS

Por quê separar em intervalos?

Primeiramente, o simples fato de Cronômetrodividir o trabalho em pequenos intervalos, o faz parecer “menor”, quando se tem uma grande tarefa pela frente. Usarei como exemplo esta matéria. Eu poderia pensar que preciso escrever uma nova matéria, o que deve levar umas belas 2 a 3 horas. OU, posso pensar em escrever primeiro 25 minutos, o que muito provavelmente me animará pelo objetivo alcançado e me fará emendar mais pomodoros. Além disso, tenho a opção de até mesmo separar a tarefa em diversos pomodoros, realizados em diferentes dias, que ao menos sei que serão períodos de produção focada. Isto é, psicologicamente é muito mais difícil sair da inércia se você lembra que tem muito trabalho pela frente.

Quais benefícios adquiro com a técnica?

Aumenta seu senso de priorização perante suas atividades, pois deixará atividades procrastinadoras de lado por uma produção focada. Diminui sua frequência de interrupções de atividades pelo constante hábito de barrar distrações. Lhe ajuda a dominar e gerenciar melhor seu tempo, ao focar durante o pomodoro e se permitir distrações nos descansos.

Como identificar as distrações?

Cada pessoa terá sua Sem celularrealidade e é importante refletir sobre o que lhe tira o foco dos afazeres. Tire um tempo para refletir o que mais lhe prejudica nesse aspecto. Use a criatividade para eliminar estas distrações. Em seus intervalos, repare que grande parte das distrações e ideias que você anotou em sua lista são tarefas impulsivas e sem urgência e não compensariam a interrupção. Esta atividade pode melhorar o seu autoconhecimento, lhe permitindo rever maus hábitos. Com o tempo, provavelmente irá perceber que já sente muito menos desejos impulsivos e que seu pomodoro se desenrolará de forma muito mais focada e natural.

Encontre seu jeito

Embora alguns autores ensinem que se deva seguir os tempos a risca e uma tolerância zero a distrações (até mesmo responder a colegas de trabalho), outros autores, assim como eu, acreditamos que cada um deve saber seus limites quanto às restrições (um vendedor, por exemplo, não pode deixar o telefone de lado) e podem até mesmo fazer algumas mudanças quanto aos períodos de pomodoro e descanso (embora eu ache estes perfeitos). Por vezes também pode acontecer de você estar super inspirado na realização da atividade e seu tempo estoura. Neste caso a parada pode até lhe atrasar, visto que terá que “pegar no tranco” novamente para retornar ao mesmo nível de foco.

Trabalha muito com o celular?

Deixe-o ligado e, se possível, um pouco afastado para não cair em outras tentações como os app´s, mas próximo o suficiente para conseguir atender um chamado. Não surgiu algo super urgente para fazer? Então apenas anote na folha das distrações sobre o que foi conversado e o que lhe foi solicitado e termine sua seção pomodoro. Os assuntos das ligações que foram anotados podem ser resolvidos na hora do seu intervalo ou até podem virar uma próxima seção pomodoro, se forem mais trabalhosos.

ProdutivoZen fofo

 

COMO CRONOMETRAR SEU TEMPO

Existem diversas formas de se cronometrar o tempo e até mesmo de registrar suas atividades realizadas durante seus pomodoros. Além dos tradicionais cronômetros de cozinha, existem diversos sites e até mesmo app´s para celular especialmente programados para seções pomodoro. Seguem alguns:

Para o computador:

TomightyPrograminha que pode ser instalado no desktop de seu computador. Simples e eficiente.

Tomato Timer : Site que comecei usando para cronometrar meus pomodoros. Simples e eficiente, com um alarme e notificação para avisar o término do pomodoro e intervalos.

Marinara Timer: Simples e visualmente mais bonito que o Tomato timer. Oferece a opção de usar vários toques para notificar o fim do tempo e possui modo costumizável para o caso da pessoa querer sair do 25/5 min tradicional. É o que que uso atualmente.

Focus Booster App: Site que, além de cronometrar, registra suas atividades e lhe retorna estatísticas. Parece ter uma ótima interface. Apesar disso, limita você a apenas 20 seções pomodoro por mês na versão free.

Aplicativos para celular:

Brain Focus Productivity Timer”, “Good Time Productivity Timer”, “Pomodroido” e “Pomodoro Timer Lite” são app´s com muitos downloads e boas avaliações na Google Play Store. Apesar de não ter baixado nenhum deles, notei que o primeiro gera alguns gráficos de pizza das atividades realizadas.

Extra:

Encontrei também esta matéria, que comenta sobre os melhores programas pomodoro.

 

Rumo ao sucessoAgora que conheceu esta poderosa técnica para melhorar seu foco, teste-a e deixe seu feedback nos comentários, Produtivo Zen!!

 

Facebook Comments