Crie hábitos positivos e organize suas tarefas com Habitica

Avance para o próximo nível com o Habitica

Em que lugar você anota suas pendências? Tem algum hábito que você quer criar, e que gostaria de ser lembrado todos os dias? Você deseja manter um registro dos dias em que trabalhou em determinado projeto?
Pois saiba que você pode fazer tudo isso num lugar só. E ainda ganhar ouro e experiência para isso.

Como?

Estou falando do Habitica, um site (também com app para iOS e Android) que funciona como ferramenta de organização de tarefas e criação de hábitos. Ele usa conceitos de gamificação, ou seja, incorpora aspectos de games (jogos) para motivar o usuário.

Habitica_tela_tasks

Quando você usa o Habitica, a tela principal será esta de cima, na qual você pode colocar tarefas/afazeres, hábitos que quer criar, atividades diárias e recompensas. Você poderá personalizar cada um desses itens de acordo com seus objetivos.

Irei explicar os itens em detalhes. Mas antes, entenda o que faz esta ser uma ótima ferramenta de organização.

Gamification

Repare no canto superior esquerdo da tela inicial do site. Está vendo aquele boneco? Este é o seu personagem.

O conceito de usar aspectos de jogos é uma forma de motivar o usuário. Quando temos que realizar uma tarefa que não nos agrada, precisamos de muita força de vontade para fazê-lo. Porém, quando estamos entretidos com um jogo, a diversão nos motiva e nem percebemos o tempo passar. Deixe uma tarefa com um certo “gostinho” de jogo e você terá uma fórmula para motivá-lo na execução da tarefa.

No Habitica, você tem um personagem como em um jogo de RPG. Ele tem um nível, experiência, pontos de vida, atributos.

Habitica_ouro_expToda vez que você fizer uma tarefa e marcá-la como feita no Habitica, você ganhará experiência. Quando a barra de experiência é completada, você passa de nível.

Você também recebe ouro. Este pode ser investido em equipamentos (armas, armadura) para tornar seu personagem mais forte, ou em recompensas (mais sobre elas logo abaixo).

Assim, toda tarefa que você concluir será recompensada com ouro e experiência. Isso associa uma sensação positiva ao ato de realizar suas tarefas, o que te motiva a fazer mais e procrastinar menos.

 

Agora que entendemos como o site funciona, aqui vão dicas para fazer um bom uso da ferramenta:

É uma ferramenta

O que podemos entender a partir disso é: ela é um meio, um auxílio, para atingir determinado fim. Dito isso, cada pessoa pode utilizá-la da maneira que achar mais conveniente. Não há uma resposta única.
Você pode não se encantar com a possibilidade de comprar equipamentos para seu personagem. Mas se quiser, pode usar o site normalmente sem nunca recorrer a esse recurso. Há quem seja aficionado por RPGs e gaste seu ouro comprando armas e acessórios. Nesse aspecto, o site é bem versátil. Personalize-o como achar mais adequado às suas necessidades.

Para te ajudar a entender melhor como adaptá-lo ao seu estilo, vou dar uma visão geral sobre os itens da tela principal.

 

Hábitos

Habitica_hábitosSão coisas que você faz geralmente uma ou mais vezes no dia, sem um padrão definido. Você pode ter hábitos positivos que deseja criar. Eles terão um símbolo de ‘+’ para você marcar toda vez que o fizer, e darão ouro e experiência. Há também hábitos negativos, dos quais você gostaria de se livrar. Eles têm um símbolo de ‘-‘ que, quando marcado, faz você perder parte da sua vida, como punição.

Para ajudá-lo no processo criativo de hábitos que você poderia acompanhar no Habitica, o próprio site possui diversos exemplos de hábitos. Pense em quais hábitos são relevantes a você. Os meus incluem:
+ Fazer exercícios
+/- Dormir mais de 7h
+ Tomar banho frio

 

Diárias

Habitica_diáriasSão tarefas que se repetem rotineiramente. Podem ser configuradas para se repetir todo dia, semana ou mês. Cada diária realizada te dará experiência e ouro. Ao final do dia, aquelas diárias que não foram feitas farão você perder vida.

As diárias podem servir como lembrete para algo que gostaria de fazer. Alguns exemplos incluem:
tomar X copos de água todo dia
estudar por 1h
fazer planejamento de tarefas do dia

Dica extra: se estiver com muita dificuldade de realizar determinada ação diariamente, mova-a para os Hábitos. Assim você evita perder vida. E não desiste da tarefa.

 

Afazeres

Habitica_afazeresA boa e velha lista de tarefas!

Aqui você vai colocar todas aquelas tarefas (afazeres) que você precisará realizar apenas uma vez, ou sem regularidade. Ao completar uma tarefa, ela dará ouro e experiência. Porém, se não a fizer, não perderá vida; a atividade vai simplesmente continuar ali.

Esta é a forma tradicional que conhecemos de anotar tarefas. O diferencial do Habitica são alguns recursos que facilitarão a organização delas:

  • Checklist: dentro de uma tarefa grande, você pode colocar vários subitens. Assim você consegue ter uma melhor visão geral de progresso na conclusão da tarefa.
  • Prazo: você tem a opção de adicionar um prazo final para aquela tarefa. Isso pode ser útil quando um relatório deve ser entregue até uma data limite.
  • Etiquetas: uma tarefa pode ser atribuída a uma ou mais etiquetas criadas pelo usuário. Isso pode ser feito para tarefas dos hábitos, diárias e afazeres, e permite classificar as atividades em contextos (casa, supermercado, trabalho).

Habitica_etiquetas

 

Recompensas

Habitica_recompensasÚltimo item da tela principal, as recompensas são a cereja do bolo do Habitica. Recompensar bons hábitos permite reforçá-los e te torna mais propenso a ter resultados ainda melhores.

As recompensas são “compráveis”, não desaparecem depois da compra e não retornam na forma de uma peça de equipamento para o personagem. Elas têm um valor simbólico. Mas se você utilizar bem o recurso de Recompensas, colherá enormes benefícios.

Crie recompensas para si mesmo e dê um preço coerente a elas. Ao gastar seu suado ouro, conquistado através de trabalho duro, você deve se sentir merecedor daquela recompensa. Alguns exemplos:
Um episódio de um seriado
Comer uma besteira
Uma cerveja
Pular uma diária

Os preços e as recompensas dependem de você, dos seus gostos e preferências. Elas devem ser caras, mas possíveis de pagar. Não faça uma cerveja custar três dias de afazeres e diárias. Como prêmio para seu mérito, você também pode colocar uma recompensa grande como “Comprar calça nova”, com preço que você consiga juntar ao longo de algumas semanas.

 

Agora é com você!

Vá para a página do Habitica e crie já sua conta. Neste artigo foram apenas abordadas algumas boas práticas de uso do Habitica. Ao criar uma conta você terá acesso a tutoriais e informações mais detalhadas sobre cada recurso. Então vá lá, experimente usá-lo por 2 semanas e veja se começa a colher mais resultados, Produtivo Zen ;D

Facebook Comments