Os grandes benefícios da meditação

Meditação

Monge meditando

Certamente você já ouviu falar em meditação. Este exercício vem sendo praticado pelas culturas orientais e hindus a milênios e hoje já é praticada em todo o mundo. A expansão de seu uso se deve principalmente aos grandes benefícios que traz à mente e corpo de quem a pratica. Vamos a alguns deles:

   Benefícios mentais:

  • Diminui a ansiedade
  • Melhora a estabilidade emocional
  • Diminui o estresse
  • Promove maior clareza à mente
  • Aumento de foco

Benefícios ao corpo:

  • Diminui a pressão sanguínea
  • Aumenta a produção de serotonina, melhorando o humor
  • Melhora o sistema imunológico
  • Alivia dores

 

Parece bom demais pra ser verdade? Para quem prefere comprovações através de estudos, convido a conferir a matéria da Super Interessante.

Como praticar

Agora que conhecemos um pouco mais sobre os seus diversos benefícios, vamos à ação! Bom, basicamente a meditação se resume a ficar em silêncio, com sua coluna ereta. Só isso?? Sim, BASICAMENTE, pois existem alguns detalhes que devem ser levados em conta para lapidar sua execução. Aos detalhes:

  • Encontre um lugar tranquilo e silencioso para a prática, pois sons e movimentos externos podem distraí-lo com facilidade.
  • Procure uma posição confortável. Durante a meditação deve-se ficar imóvel, então tire um tempo antes de começar para encontrar uma boa posição.
  • Procure, com o tempo, uma respiração silenciosa e regular. Não tente forçá-la a se tranquilizar, pois isto só trará mais problemas, mas observe sua evolução ao longo da seção e ao longo dos dias.
  • Você pode realizar a meditação tanto sentado em uma cadeira 
  • Meditandoquanto sentado no chão. Se for sentar no chão, busque fazer isso sobre uma almofada, pois devemos nos sentir confortáveis durante a meditação. Uma almofada abaixo do quadril facilita manter a coluna ereta.
  • Vista algo confortável e que não limite sua circulação. Tire relógios, óculos, jóias, etc.
  • Não apoie a coluna! Se sentar em cadeira, sente um pouco mais a frente para evitar o apoio. A coluna é o principal centro nervoso do corpo, onde as energias das extremidades se reúnem, por isso deve ficar livre para promover a circulação delas.
  • Para apresentar todas as melhorias comentadas, deve-se realizar a meditação com regularidade. Podem ser até mesmo 5 minutos por dia. No começo pode ser difícil manter a mente quieta, mas com o tempo isto se torna cada vez mais fácil e os resultados começam a aparecer.

 

Facilidades

É possível encontrar alguns APP´s para cronometrar seu tempo de meditação e que trazem até mesmo alguns sons ambientes para ajudar no relaxamento. Atualmente uso o “Meditation Helper”, que possui contador de tempo bem versátil e que registra seu histórico. “Deep Relax” possui uma variedade de sons e timer. Além destes você poderá encontrar diversos outros em uma busca rápida pela loja de aplicativos. Ache o que mais lhe agrada e mãos à massa, Produtivo Zen! 🙂

 

Referências e links úteis

Referência 1 (ótimo para aprender com mais detalhes sobre posições, respiração e outros aspectos da meditação)

Referência 2 (Meditação para iniciantes)

Referência 3 (História da meditação)

Referência 4 (Matéria da Super Interessante)

 

Tente emplacar alguns dias ou semanas de meditação e nos dê seu feedback! Boa sorte, Produtivos Zen!

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