Você está a UM hábito do sucesso

Bill Gates, Warren Buffet, Elon Musk, Mark Zuckerberg… Você sabe o que todos eles têm em comum, além de uma enorme fortuna? Thomas Corley, consultor financeiro, escreveu um livro no qual ele analisou semelhanças entre pessoas de grande sucesso. Um forte traço em comum: Eles leem todos os dias.
Então, se você pretende ter sucesso na sua área, independente de qual ela for, uma recomendação que não tem contraindicação é:

 

Leia, e muito!

""

Antes de mais nada, deixo um aviso. Se você está pensando: “E eu que não gosto de ler, não encontrarei nada aqui?”, fique tranquilo! Pra você também tem dicas valiosas neste artigo.

A leitura é um hábito que te permite ampliar conhecimentos nas áreas que te interessam. Quer aprender mais sobre liderança? Tem muitos livros sobre o assunto. Precisa aprender a mexer no excel? Você encontrará livros, ebooks, cursos online. Gosta de tocar violão? Provavelmente há muitos livros e revistas que te ajudarão a aperfeiçoar sua habilidade com o instrumento.

 

Veja que não estou apenas limitando as fontes de conhecimento a livros. Há audiolivros, ebooks, podcasts, revistas, vídeos…

Enfim, existem muitas formas de consumir conteúdos, mas a ideia que quero que você entenda é que é sempre possível aprender mais, por conta própria, através da leitura. Não é preciso ir a 3 faculdades para aprender certas coisas. Basta estar aberto a aprender com as diversas fontes de conhecimento disponíveis, e buscá-las.

 

No mundo digital de hoje, devo admitir que muitas vezes é mais fácil recorrer a vídeos do YouTube do que a livros. Essa é também sua grande vantagem: você consegue acessá-los de qualquer lugar, apenas com um celular e conexão à internet. Então, se você realmente não leva jeito com livros, faça do YouTube uma de suas ferramentas de estudo. Em vez de só assistir a vídeos de entretenimento, comece a acompanhar algum dos inúmeros canais educativos disponíveis na sua área.

No fim, independente da ferramenta que você use, o objetivo é o mesmo: capacitar-se. Você será muito mais competitivo e capaz de crescer profissionalmente se buscar aprender mais e se manter atualizado com o seu mercado – seja com vídeos, revistas ou livros. A vantagem de livros, que me leva a enfatizar eles, é que eles geralmente têm qualidade garantida, principalmente aqueles que são líderes de venda de determinada área.

 

Não quer gastar?

Sem problema, muitas dessas fontes de conhecimento são gratuitas. Por vezes, o conhecimento que estamos querendo adquirir não exige que se gaste nem um centavo. Porém, se o conhecimento for trazer grande impacto para sua profissão ou projeto de vida, recomendo que procure um bom curso pago ou mesmo um livro mais caro para se capacitar. Afinal, será um investimento que terá enorme retorno na sua vida.

 

Agora, como posso incorporar esse hábito na minha vida?

Vou te dar uma dica que você pode começar já, e outra que exige mais comprometimento e esforço da sua parte (mas que é a mais recompensadora a longo prazo):

 

1. Ouça audiolivros e podcasts

Porque é mais fácil começar com estes dois? Simples. Você não precisa parar, sentar e tirar um tempo especialmente para ler. Você só precisa baixar um audiolivro, ou um podcast, e escutá-lo. Para encontrar diferentes podcasts para baixar, recomendo usar o App “Podcast Addict” para Android, ou o “TuneIn Radio” para todas as plataformas. Ambos são agregadores de podcast e reúnem inúmeros canais de podcast brasileiros e estrangeiros.

Para encontrar um podcast que te agrade, basta navegar dentro do aplicativo, fazendo uma busca com a palavra-chave de seu interesse, ou procurar por “podcasts sobre…“ no Google.

 

tela de busca do app podcast addict      tela inicial do app tunein radio no celular

 

Como faço?

Ouça um podcast enquanto estiver lavando louça. Escute no caminho até o trabalho. Vá caminhar ou correr ouvindo um audiolivro.

Todo momento em que você está ocupado com uma atividade que não toma muito esforço mental, aproveite para ouvir um podcast e se educar. É simples, mas ao longo de uma semana, um mês, você verá que aprendeu muito mais do que se fosse simplesmente voltar do trabalho ouvindo uma rádio que conta sempre as mesmas coisas.

 

Dica extra: não tente ouvir podcasts enquanto faz compras no mercado. Não dá certo!

 

2. Leia livros

""

Chegamos agora na dica que te trará o maior retorno no futuro: o hábito de sentar e ler um livro do jeito old school. Uma das pesquisa mais realizada em mecanismos de busca é “como ler mais”, e este objetivo faz ou já fez parte da resolução de ano novo de quase todos nós, incluindo a minha. Aqueles que tiveram êxito em criar o hábitoler diariamente – são frequentemente as pessoas de sucesso que vemos em noticiários, nas revistas e na maioria dos cargos de destaque de empresas. E você será o próximo!

 

Algumas táticas podem ajudar você a construir a sua rotina de leitura e incorporá-la ao seu dia-a-dia mais facilmente. Apresento aquelas que mais me ajudaram:

 

Algumas dicas:

Dica 1

Se convença da importância da leitura, e das vantagens que você terá ao ler o livro que está se propondo a ler. Se você “ler por ler”, sem uma motivação, você dificilmente criará um hábito.

Dica 2

Defina um horário para ler todos os dias (lembre-se, você quer criar uma rotina). Dê preferência para a manhã, antes dos seus compromissos, ou escolha uma hora do dia em que você “funcione” melhor. Uma leitura leve antes de dormir também é uma ótima forma de iniciar uma noite de sono de qualidade.

Dica 3

Tenha uma meta de quantas páginas lerá no dia. Você pode, por exemplo, começar com a simples meta de 3 páginas por dia, e quando isso se tornar fácil, aumentar para 5, 10, 20… Mas cuidado para não exagerar na sua meta inicial para não se sentir desmotivado ao falhar algum dia. A criação de um hábito começa a passos lentos e evolui com o tempo.

Dica 4

Estabeleça um cantinho da leitura, lugar da casa onde você sempre fará sua leitura. O ato de associar um local a um hábito fortalece a criação deste. Para essa dica funcionar você deve escolher um local que não esteja diretamente associado a outras atividades. A mesa de jantar onde você come diariamente ou a sua cama não são recomendadas (tá, tudo bem, eu leio na cama às vezes…). Se puder, reserve uma cadeira ou almofada da casa onde você se senta apenas quando vai ler.

Dica 5

Remova distrações. Mantenha seu celular longe e no silencioso. Procure ambientes tranquilos e sem muito barulho. Se houver muito barulho, uma possibilidade de solução é usar um fone de ouvido intra auricular ou um protetor auricular, que pode ser encontrado em farmácias. Para momentos de necessidade eu deixo sempre um par dentro da minha mochila.

fones de ouvido intra auricularesembalagem de protetores auriculares

Dica 6

Leve sempre um livro junto na mochila ou bolsa. Aproveite momentos de espera para ler: em filas de banco, antes de consultas médicas e andando de ônibus. Assim você se educa e cresce enquanto outros apenas… esperam. Mas novamente, vale a dica: GUARDE seu celular para evitar esta distração que é um dos maiores inimigos da leitura!

Dica 7

Tenha uma lista de livros que você deseja ler. Deixe a lista no seu e-mail ou em algum aplicativo de anotações na nuvem. Assim, sempre que souber de algum novo livro que te interessa, você poderá acessar sua lista e acrescentar o livro. Quando terminar de ler um livro, risque-o para que você consiga ver todos os livros que já leu.

Dica 8

Faça um registro dos livros que está lendo e terminou de ler. Anote o título e autor do livro, a data de início e término da leitura e, se desejar, algumas observações sobre o livro. Se quiser, você também pode fazer uma lista com o número de páginas lidas a cada dia. É extremamente gratificante olhar para a lista depois de um tempo e ver todo o progresso que você teve.

Dica 9

Por último mas não menos importante: tenha prazer ao ler. Torne a hora da leitura um momento agradável. Tome um bom chá ou café enquanto lê (ou o que mais te agradar). Tenha um lugar confortável para ler. E se você está lendo algum livro que não está te agradando de jeito nenhum, não insista muito nele. A leitura é também uma forma de lazer, afinal. E como diria uma citação famosa: “A vida é muito curta para ler livros ruins.”

 

               RESUMÃO:

                 – Baixe podcasts e audiolivros para ouvir enquanto caminha ou lava louça

                 – Acompanhe canais educativos do YouTube

                 – Crie seu cantinho da leitura

                 – Agende um horário a cada dia para ler

                 – Defina uma meta de páginas / dia

 

Funcionou para você?
Se você gostou deste artigo, aplique os conceitos mostrados! Comente quais dicas mais te ajudaram para construir esse valioso hábito da leitura e se tornar um Produtivo Zen 😉

 

 

Ficaram dúvidas? Envie sua pergunta por e-mail para contato@produtivozen.com.br

Facebook Comments